Cronologia

1961

o Século

22 de Janeiro
Operação Ducineia. Desvio do navio português Santa Maria, levado a cabo pelo Capitão Henrique Galvão , em colaboração com o General Humberto Delgado. Com esta acção, considerada "o primeiro acto de pirataria dos tempo modernos", procurava-se chamar a atenção da comunidade internacional para a situação política interna de Portugal e para a ausência das liberdades fundamentais no país.

 

31 de Janeiro
Divulgação do "Programa para a Democratização da República" subscrito por um grupo de cidadãos ligados ao sector da Oposição Democrática.

 

4 de Fevereiro
Em Angola, no seguimento de várias acções repressivas da polícia portuguesa sobre grupos de trabalhadores africanos que reivindicavam melhores condições de trabalho, o MPLA ataca a prisão de Luanda. No norte do território a UPA desencadeia vários ataques sobre a população branca. É o início da Guerra Colonial.

 

13 de Abril
Tentativa de golpe de estado encabeçado pelo General Botelho Moniz, então o Ministro da Defesa. Os chefes do movimento são detidos.

 

18 de Dezembro
A União Indiana anexa Goa, Damão e Diu, possessões portuguesas em território indiano.

 

19 de Dezembro
O escultor e militante comunista José Dias Coelho é assassinado no bairro de Alcântara, em Lisboa, pela PIDE, a polícia política bastião do regime ditatorial.

 


anterior | seguinte