Caderno do CIEG nº 25

Max Nordau – ‘Fin de siècle’, Dreyfus, Sionismo, Max Nordau e Portugal
Coord. de Américo Monteiro. Estudos de Christoph Schulte e Américo Monteiro
Coimbra, cadernos do cieg, n.º 29. CIEG/MinervaCoimbra, 2006.

O n.º 25 destes cadernos sobre a figura de Max Nordau consta de dois grandes capítulos.  No primeiro,  o seu autor,  Christoph Schulte, professor de Filosofia e de Estudos Judaicos na Universidade de Potsdam, historia a vida e a actividade intelectual de Max Nordau, expondo e analisando as coordenadas do seu pensamento filosófico, contidas na sua vasta bibliografia. Debruça-se igualmente sobre o seu papel interventivo no movimento sionista e o seu empenhamento na criação dum Estado Judaico. No segundo capítulo,  Américo Monteiro, professor de Cultura Alemã na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, patenteia o interesse que a pessoa e a obra de Max Nordau despertaram entre os intelectuais portugueses dos finais do século XIX, interesse aliás partilhado por muitos intelectuais europeus seus contemporâneos.  As páginas deste capítulo revelam que muitos que leram a obra de Nordau se deixaram literalmente seduzirem pelo conteúdo crítico e demolidor relativamente à cultura de época, bem como pelo estilo em que ela se encontra redigida. Tal fascínio, porém, não exclui por vezes uma postura nitidamente reticente e a denúncia dos excessos cometidos pelo pensador nos seus juízos, frequentemente gratuitos, porque nem sempre fundamentados.
Dois apêndices encerram este caderno, um contendo uma selecção de artigos aparecidos na imprensa portuguesa sobre o pensador e a sua obra, outro com correspondência endereçada por Max Nordau a figuras das letras portuguesas ou vice-versa.

< voltar

     

Vorstellung | Mitglieder | Forschungsprojekte | Dissert.Veröffentlichungen
Reihe "Cadernos do CIEG" | Sammlung Minerva / CIEG

 

http://www.uc.pt/cieg

Centro subsidiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

WebMaster: Eng. Juliana Opitz
Coordenação: Prof.ª Doutora Maria Teresa Delgado Mingocho