Projectos

 

Função e evolução de sinais múltiplos por selecção sexual. Estrutura do canto e coloração no Serino.

Estudo do significado funcional e evolução de dois traços de comportamento social do Serino, relevantes em contextos sexuais: o canto e a coloração do macho.

 

Este projecto procura estudar o significado funcional e evolução de dois traços do comportamento social do Serino, que são relevantes em contextos sexuais: o canto e a coloração do macho.
A função e evolução de vários tipos de ornamentos no contexto da selecção sexual está presentemente bem estabelecida. Considera-se que muitos dos traços masculinos são o resultado de escolha feminina por traços mais elaborados nos machos. Esta preferência pode ser explicada por vários modelos de selecção sexual. Contudo, as razões para a coexistência e coevolução de múltiplos ornamentos na mesma espécie, o que é bastante comum, permanece controversa, o que conduziu ao surgimento de várias hipóteses explicativas alternativas. Os sinais podem indicar diferentes componentes de aptidão, ou apresentar informação redundante.
O canto e a coloração são sinais muitos conspícuos e socialmente importantes no Serino. Ambos os traços possuem características que são difíceis de produzir, possibilitando a evolução de sinais custosos e fiáveis de condição e saúde.
Este projecto tem três objectivos principais: (1) determinar se o canto dos machos está sujeito a selecção intra-sexual e determinar como os outros machos e fêmeas reagem a modificações de importantes parâmetros do canto, bem como determinar a direcção dessa selecção; (2) determinar como os animais controlam e produzem um canto com uma velocidade tão extrema: e (3) determinar se a coloração é um indicador de saúde nesta espécie e se o canto e a coloração são indicadores de diferentes características dos machos, encontrando-se sob a acção de diferentes pressões selectivas, ou se são sinais com um conteúdo comunicacional semelhante.

 

Thumbnail of Template Thumbnail of Template Thumbnail of Template