VASCO GIL MANTAS

Professor Auxiliar

vasco.g.mantas@portugalmail.pt


Breves dados pessoais e percurso académico:

Nasceu a 12/10/1942 em Lisboa. Oficial Miliciano de Cavalaria entre 1965 e 1968 e entre 1970 e 1977. Bacharel em História em 1975 (Universidade de Coimbra); Licenciou-se em História, Pré-Especialização em Arqueologia, na Universidade de Coimbra, em 1976;

A rede viária romana da faixa atlântica entre Lisboa e Braga

Doutorou-se na especialidade de Pré-História e Arqueologia, na Universidade de Coimbra, em Março de 1997; Curso de Defesa Nacional, do Instituto da Defesa Nacional, em 1992.


Cargos e Funções:

Docente de Arqueologia Naval, Urbanismo e Arquitectura no Mundo Romano e As Cidades Romanas de Portugal.
Representante da Universidade de Coimbra na Comissão Interuniversitária de Arqueologia (CRUP); Coordenador do Projecto Cidade Romana de Ammaia; Director do Centro de Estudos Internacionais (CINT); Membro efectivo da Academia da Marinha (Lisboa) e da Sociedade de Geografia de Lisboa; sócio da Sociedade Martins Sarmento (Guimarães), da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (Coimbra), da Associação de Auditores da Defesa Nacional e do Grupo Lobo (Lisboa).
Assessor Científico da Universidade de Évora. Membro do Centro de Estudos Clássicos.


Actuais interesses científicos e temas de investigação:

Arquitectura e urbanismo romanos; Arqueologia Naval; Vias romanas; Epigrafia Latina; Marinha Portuguesa no século XX.


Investigação:

Estudo dos cadastros romanos de Pax Iulia, Scallabis, Balsa e Conimbriga.
Coordenador dos trabalhos de escavação e de investigação histórica da cidade luso-romana de Ammaia (S. Salvador de Aramenha/Marvão).
Desenvolve investigação sobre o litoral português na época romana, com especial incidência sobre os aspectos mais directamente relacionados com a navegação.



Início História Funcionamento Organização Ensino Investigação Publicações Divulgação Arquivo