logo Resumo de alguma da investigação levada a caboContextualização históricaFotos e primeiras páginas de jornais da épocaInformações bibliográficas e outras


Neste site poderá ficar a conhecer com algum detalhe a cobertura jornalística dada ao ataque ao quartel do R.A.L.1 em Lisboa a 11 de Março de 1975.

Em breve
Mais informações sobre conclusões da pesquisa e algumas fotos.

Todos os dados constantes neste site foram retirados de investigações feitas em torno do trabalho final de Seminário de Análise dos Media, da Licenciatura em Jornalismo da Universidade de Coimbra, pelo aluno Daniel Belo Mendes.

 


large image

O período que medeia a revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974 e o volte face conjuntural resultado dos acontecimentos ocorridos a 25 de Novembro de 1975, é marcado por diversos episódios de agitação social e convulsão política no seio da jovem democracia Portuguesa. Em poucos meses, o país assistiu à demissão de ministros e dissolução de governos, a grandes manifestações populares, à prisão de homens de negócios acusados de sabotagem económica, a ataques ferozes entre partidos políticos que muitas vezes degeneravam em recontros violentos entre simpatizantes de ambos os lados e a polícia.

O trabalho que serve de base a este site, tenta ver de que maneira a história se ia escrevendo nas páginas dos jornais de então. Sem muitas ambições, pretende somente este trabalho lançar alguma luz sobre um dos períodos mais conturbados da história recente do nosso país.

[Investigação] [História] [Imagens] [Bibliografia]

email