Em cada 2.ª Feira do ano, excepto feriados, o Museu Botânico abre as suas portas aos seniores.Esta actividade tem como objectivos dar a conhecer o Museu Botânico, proporcionar o enriquecimento pessoal dos participantes e incentivar a ocupação dos seus tempos livres. Os visitantes poderão efectuar uma visita guiada ao museu ou então optar pelo desenvolvimento de um tema entre os quais:
Frutos e Sementes; Plantas Medicinais; Algas.
Em qualquer dos casos, seguir-se-à uma oficina onde os seniores, poderão dar largas à sua criatividade.
Oficinas temáticas de apoio às actividades escolares, em funcionamento todo o ano de 2.ª a 6.ª Feira, excepto férias lectivas e feriados. Nestas oficinas, em sessões de 2 horas, poderão ser desenvolvidos os seguintes temas:
A cortiça (A partir da casca do sobreiro vamos descobrir...); Flores (Aspecto, funções da flor...); Sementes (Como é que dão origem às plantas....); Um cheirinho a canela (Viagem à descoberta das especiarias...) Chá, Café ou Chocolate (Qual será o mais agradável?...); As Folhas (Fábricas de alimento....); Plantas que nos vestem (algodão, linho....); As Algas (Desde as microscópicas até às que podem atingir 200 metros...); Musgos e Fetos (Viagem fascinante para se conhecer estes seres...); Plantas Medicinais (Antigamente eram muito importantes na cura de doenças. E hoje?....); Reciclagem (Como se faz....e porque se faz...); O que os nossos olhos não vêem (Viagem ao infinitamente pequeno...); Os fósseis; As plantas na roda dos alimentos; A batata ( 2008 - Ano Internacional da batata); Como nascem as plantas; Musgos e companhia.
Exposição permanente. Tem a finalidade de despertar nos visitantes o gosto pelas plantas, bem como chamar a atenção para a importância que elas têm na nossa vida.
Temas que serão desenvolvidos numa visita guiada: 1. Diversidade nas plantas; 2. As plantas e a qualidade do ar; 3. As plantas e o meio; 4. Da cabeça aos pés; 5. Plantas que fornecem, de matéria-prima, algumas indústrias; 6. As plantas na roda dos alimentos; 7. Um cheirinho a canela (Viagem ao mundo das especiarias); 8. Energia e boa disposição; 9. Saúde e bem-estar; 10. Quando a cor tem importância; 11. Muito, muito mais...
Com o objectivo de alargar a abrangência didáctica oferecida às escolas, o Museu Botânico, numa iniciativa conjunta com o Laboratório de Biotecnologia Vegetal do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, está a desenvolver uma acção de formação subordinada ao tema, "Biotecnologia e Cultura de Plantas in vitro", no âmbito da temática central dos programas de Biologia. A abordagem adoptada baseia-se no reconhecimento da relevância da Biologia e da Biotecnologia nos dias de hoje, nomeadamente pela sua influência na qualidade de vida das pessoas e na organização das sociedades, apresentando assim uma visão geral dos processos mais utilizados na produção e melhoramento biotecnológico de plantas.
A acção de formação tem duas componentes, uma teórica e outra prática e poderá ser desenvolvida sempre que for solicitado.
turnera ulmifolia
saber um pouco sobre essa planta
leticia
2009-03-06 00:00:00
pesquisa escolar sobre o girassol
Hugo Soares
2009-03-22 00:00:00
Parabéns
Passei só para felicitar o museu pelo seu exelente trabalho na divulgação do saber botânico á sociedade portuguesa e, acima de tudo, pela sensibilização das crianças (adultos de amanhã) e adultos de hoje, para a importancia das plantas na nossa vida e no nosso mundo.
Luís Pontes
2009-05-23 00:00:00
cultivo de algas
parabéns pelo ótimo site, precisamos de mais informações como estas na internet...
obrigado !
Elisio da Silva
2009-11-03 16:39:52
Muito bom o site, pois divulga a Biotecnologia que é baseada na biologia, muito usada na agricultura em alimentos e medicina. Eu tenho um blog voltado para física:http://www.elisiofisica.blogspot.com/