Encontros Internacionais de Poetas - Home
Faculdade de Letras

Grupo de Estudos Anglo-Americanos

[1/4]

Os Encontros Internacionais de Poetas surgiram em 1992, como forma de celebrar o centenário da última edição, a “death-bed edition”, de Leaves of Grass. Em vez de um Congresso académico sobre Walt Whitman, Maria Irene Ramalho, desde então Presidente da Comissão Organizadora dos Encontros, propôs a organização de uma Festa da Poesia em sua honra, embora uma festa com acentuadas preocupações académicas e educativas.

A leitura pública de poesia estava pouco divulgada em Portugal no início dos anos 90. Alguns dos membros do Grupo de Estudos Anglo-Americanos (GEAA) tinham já participado em experiências desta natureza, nomeadamente nos EUA, onde a leitura pública de poesia invade não só o espaço das universidades, mas também os espaços públicos das cidades, desde bibliotecas a livrarias, a bares, cafés, parques e até a igrejas. Em 1992, a prática era quase inexistente em Portugal. Poetas como Fiama Hasse Pais Brandão e Yvette Centeno liam os seus poemas pela primeira vez em público durante o Primeiro Encontro, em Coimbra; o próprio António Ramos Rosa fazia-o pela segunda ou terceira vez na sua vida. Hoje em dia, em Portugal, a situação mudou radicalmente.

I Encontro
  II Encontro